Conhecendo as rádios locais (Formação do Núcleo – Parte II)


E o trabalho seguiu…


No dia 21 de outubro, quinta-feira, às 14h, junto com Rivaldo Ferreira, as consultoras Patrícia e Andréa visitaram as rádios comunitárias da Bomba do Hemetério e uma do Alto José do Pinho. O objetivo das visitas foi fazer um diagnóstico da comunicação local, explicar o que é o Bombando Cidadania e convidar pessoas com o perfil desejado para participar da proposta de comunicação comunitária:

A primeira rádio visitada foi a Rádio Comunitária Pernambuco FM, que está no ar há 10 anos e hoje funciona sob liminar da Justiça. Lá foi entrevistado o locutor Dudu Santos (Jeffersson Gomes), que é estudante do 2º período de Publicidade da Faculdade Joaquim Nabuco. Depois, as consultoras explicaram os objetivos da ação. O locutor se interessou em se integrar ao grupo de comunicação e vai participar do primeiro encontro da quinta-feira, dia 28 de outubro. Em seguida, as consultoras conversaram com Sônia Farias, proprietária da Rádio (que funciona no térreo da sua residência).

Em seguida, foi realizada visita à Rádio da Igreja Batista de Sião, que funcionava com caixinhas de som, mas agora vai passar para o sistema “dial” a partir de segunda-feira. A rádio está funcionando em caráter experimental e ainda não tem nome, que será escolhido pelos ouvintes. A Rádio terá um programa matinal, das 10h às 12h, intitulado Vida e Reflexão, apresentado por Alexandre Lima, que também é coordenador de programação. O programa terá informações jornalísticas, utilidade pública e conteúdo cristão. Do meio dia às 14h, a rádio vai exibir programas educativos. Na sequência, só música exibida de forma automatizada – o que demonstra que a rádio tem demandas reprimidas de produção de programas para serem veiculados.

Alexandre Lima, da Rádio Sião

Após conhecer os objetivos do projeto de Comunicação Comunitária, Alexandre concordou em participar e levar outros jovens com perfil de comunicador para a reunião da próxima quinta-feira, dia 28. Depois, foi realizada visita à Rádio Alto Falante, no Alto José do Pinho, que é referência em rádio comunitária no Recife. As consultoras conversaram com Tarcísio Camelo, locutor e diretor de programação. Depois de conhecer os objetivos do trabalho, ele concordou em participar da reunião do dia 28 e levar outro jovem locutor da rádio. O diferencial da Alto Falante é que a rádio tem o papel de multiplicadora de informações, uma vez que promove oficinas de capacitação e reciclagem em comunicação na comunidade.

A Rádio também não tem programação todo tempo, evidenciando necessidade de formação de sujeitos que possam vir a ser produtores de conteúdos de programação. As facilitadoras visitaram também a ONG Auçuba, sendo recebidas por Augusto Nascimento, que também se interessou em participar do Núcleo de Comunicação.

A Rádio Atalaia FM, localizada na Bomba do Hemetério, não foi visitada, porque o seu produtor estava envolvido em uma ação da rádio e não poderia atender às consultoras. No entanto, se mostrou acessível e disposto a marcar uma nova visita. Durante a tarde de visitas, foram anotados nomes e telefones de algumas pessoas indicadas pelos comunicadores para serem convidadas, posteriormente, para a primeira reunião de comunicação, no dia 28.

0 pitacos:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Obrigado!