Bombando Cidadania


O Bombando Cidadania é um programa de desenvolvimento local implementado na Bomba do Hemetério, bairro da periferia do Recife, desde julho de 2008. Fruto de uma iniciativa do Instituto Walmart – responsável pelo desenvolvimento de ações na área de responsabilidade social da rede varejista Walmart, as ações são focadas nos eixos de Trabalho e Renda, Saúde e Meio Ambiente, Educação, Juventude e Arte e Cultura. A proposta é promover o desenvolvimento local integrado e sustentável do território, por meio de ações que contribuam para o aumento da renda, melhoria da qualidade dos serviços básicos, fortalecimento das manifestações culturais locais, mobilização e organização comunitária e comunicação.

Além das articulações com o poder público, o Bombando Cidadania também buscou uma sólida rede de parceiros, com expertise reconhecida nas áreas em que atuam, a exemplo do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o Sebrae, o Aliança Empreendedora, o  Auçuba, a Fundação Gilberto Freire, o Instituto Aliança e o Centro Pernambucano de Design, entre outras. Cada parceiro desenvolve projetos na comunidade e adjacências, apoiando e fortalecendo uma rede de ações e atividades que dinamizam cada vez mais o território. Todo o esforço do Instituto Walmart e dos parceiros traduz-se na busca pela gestão do território de forma autônoma e sustentável.

Comitê de Apoio – O Bombando Cidadania também conta com uma forte adesão da comunidade às ações e projetos, todos construídos e executados democraticamente com a participação do Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania. Trata-se de uma equipe de voluntários, formada por líderes da comunidade, que tem por missão “Fomentar, deliberar e monitorar projetos de desenvolvimento local, nos eixos do Programa Bombando Cidadania, através de parcerias com instituições públicas e privadas, beneficiando a comunidade da Bomba do Hemetério”. Ao propor ações no âmbito do Bombando Cidadania, a instituição submete a sua proposta para a validação do Comitê de Apoio. Pode-se dizer que o Comitê é a “espinha dorsal” do programa, pelo qual passam todas as decisões e definições (http://www.comitedeapoio.blogspot.com/).

IADH – Com a assessoria técnica, metodológica e pedagógica do IADH, uma série de ações de capacitação e apoio ao desenvolvimento local vêm sendo desenvolvidas na Bomba do Hemetério e adjacência, contemplando instrumentos para articulação de atores, elaboração de planos e projetos participativos, bem como assessoria na criação e gestão de projetos socioculturais, tendo em foco o desenvolvimento da produção local/territorial. Atualmente estão sendo implementados os projetos de Comunicação Comunitária (Núcleo de Comunicação), Agenda 21 Local, Programa de Incubação de Empreendimentos Sociais e Apoio à Implementação e Monitoramento de Projetos Culturais e Circuito Turístico de Base Comunitária (http://www.iadh.org.br/).