Encontro amplia discussão sobre a Rádio Bombando


A construção da grade de programação da nova rádio comunitária de caixinha da Bomba do Hemetério foi o tema do encontro realizado no último sábado, dia 20 de julho, na Escola Mardônio Coelho, na Bomba do Hemetério. Participaram do debate integrantes do Núcleo de Comunicação, além de representantes da Universidart, Agenda 21 Comunitária, NúcleoPE, Comitê de Apoio, Circuito Turístico, entre outros representantes de ações e projetos do Programa Bombando Cidadania.

O objetivo da rádio é abrir um canal próprio de comunicação, não apenas para mostrar as ações do Programa, mas também para os temas ligados ao dia a dia dos moradores da localidade, como saúde, educação, transporte, moradia, entre outros. A ideia é que a rádio assuma o papel informativo, formativo e educativo, estando a serviço da comunidade. Para tanto, haverá programas de orientações sobre campanhas de vacinação, direitos do consumidor, agenda cultural local, além de informações relevantes sobre o dia a dia da cidade, do Estado e do país.

Um dos primeiros pontos a serem definidos foi o local onde a rádio será instalada. O Espaço Bombando Cidadania, conhecido como Cantinho do Rio, abrigará os estúdios de onde será distribuida toda a programação. Também foi discutida a necessidade de se criar um estatuto para definir o modelo de gestão e funcionamento da rádio.

Outra decisão do grupo é que a programação contemple a diversidade e a pluraridade existente na Bomba. “Podemos também fazer um seminário ampliado para discutir a importância da rádio entre os moradores”, sugeriu Pai Everaldo, do Afoxé Ogbon Obá.

A rádio da Bomba pretende, ainda, contribuir para o desenvolvimento local comunitário da Bomba do Hemetério. “Não vamos brigar por audiência mas por transformação social”, definiu Andréa Trigueiro, uma das consultoras do Programa. A base filosófica de sustentação dos conteúdos da rádio é a defesa intransigente dos direitos humanos. “Toda a proposta da rádio é calcada na Comunicação como Direito Humano. Dessa forma, temos o compromisso com a promoção, proteção e reparação dos direitos humanos”, reforçou a também consultora Patrícia Paixão.

A programação que está sendo construída deve entrar no ar, em caráter experimental, a partir de setembro. O próximo encontro será do dia 4 de agosto, a partir das 19h, na Escola Mardônio Coelho.

0 pitacos:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Obrigado!